Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)
O comércio de Santa Maria se preparou para dar descontos especiais nesta Black Friday. Algumas lojas optaram por fazer três dias de ofertas, entre esta sexta-feira (23) e domingo (25). Outras, oferecem descontos o mês inteiro.
Na manhã desta sexta-feira (24), data adotada por vários países como principal, as lojas no centro do município estavam decoradas com alertas promocionais.
Mas alguns consumidores ficaram surpresos com o movimento, que não foi tão grande pela manhã. A funcionária pública Angelita Ramos, 54 anos, estranhou ter menos consumidores no Centro, se comparado às edições anteriores da campanha.
- Antes tinha filas nas lojas. Foi uma coisa que eu notei andando desde o início pela Rua do Acampamento. Achei curioso. Não sei se isso denota a situação crítica econômica do país - relatou.
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O gerente de uma das lojas da Acampamento, Ariel Costa Portes, acredita que o menor movimento seja pelas compras no online.
- Muita gente pode não estar aqui dentro da loja, mas está comprando via Whatsapp, por telefone - informa.
Pesquisa de preços
A professora Cleonice Gai Rigo, 50 anos, saiu cedo de casa para pesquisar os preços de um item há tempos desejado para o jardim de casa.
– Estou atrás de um aparador de grama. Vou dar uma olhada para ver se está ok. Dependendo das ofertas, a gente pode negociar outras compras - contou.
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Movimento
Na loja do gerente Marcelo Geovane da Silva, 28 anos, os produtos com promoção eram variados. Desde telefonia à material de construção.
- O movimento começou nos primeiros dias do mês. A gente focou bastante nestes produtos que o cliente vem procurar todos os dias aqui na loja e deu um desconto maior entre entre esta sexta-feira e o sábado - ressalta Silva.
Comprou por impulso na Black Friday e se arrependeu?
Conforme o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), se a compra foi feita fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet ou por catálogos, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento.
Assim, o consumidor tem sete dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o item recebido atende às suas expectativas. Além disso, o cliente tem o direito de receber seu dinheiro de volta, sem que tenha que arcar com qualquer custo, inclusive de frete e outras taxas.